5 formas de economizar energia

Diariamente as pessoas estão em busca de formas de economizar energia. De acordo com um levantamento divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), o Brasil está entre as nações que têm a energia mais cara. Além da grande motivação financeira, existe também a motivação que envolve a sustentabilidade. Diversas pesquisas mostram que os brasileiros ocupam o terceiro lugar no ranking de povos que possuem maior consciência e preocupação com a sustentabilidade do mundo. 

Sabemos que a humanidade está passando por constantes crises hídricas e energéticas, por isso, é muito importante que tenham pessoas que se importam com o meio ambiente ao mesmo tempo em que garantem a economia de energia elétrica.

Pensando nisso, nós da IMS Power Quality separamos 5 formas de economizar energia para te ajudar. Continue lendo e saiba mais. 

5 formas de economizar energia 

Aproveite a iluminação natural 

Aproveitar a iluminação natural é uma das melhores formas de economizar energia. Através dessa iniciativa é possível melhorar a capacidade de iluminação dos ambientes, diminuindo a necessidade de ligar luzes artificiais, além de ter mais conforto visual e bem estar ao aumentar o seu contato com a luz solar. 

Por isso, evite o bloqueio de luz natural feito por mobiliários que são maiores como estantes e roupeiros, por exemplo. Além disso, também é recomendado que você pinte as paredes com cores claras, já que o tons mais claros ajudam a refletir melhor a iluminação do sol. 

Utilizar espelhos nas paredes e móveis espelhados é uma ótima estratégia, já que além de gerarem uma sensação de amplitude, os espelhos ainda ajudam a iluminar os cômodos, refletindo a luz. 

Troque as lâmpadas 

Ao pensar em economizar energia é necessário levar em conta a troca das lâmpadas. Isso porque, elas são responsáveis por cerca de 20% do consumo total de energia de uma casa. Por isso, é muito importante que você escolha modelos que demandem um menor consumo. 

Entre os modelos que devem ser trocados temos as lâmpadas incandescentes, isso porque, esse modelo é conhecido como o que mais gasta energia. Já as lâmpadas de LED possuem um melhor custo benefício já que são 80% mais econômicas do que as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes. 

Sempre que possível tire os aparelhos eletrônicos da tomada 

Existem diversas pessoas que pensam que isso é um grande mito, mas tirar os aparelhos eletrônicos da tomada pode realmente diminuir o consumo de energia elétrica. Os equipamentos que mais geram esse custo são as televisões e microondas. 

Fique atento ao estado dos seus eletrodomésticos 

Manter os seus eletrodomésticos em boas condições é muito importante para que não se tenha desperdício de energia elétrica. Por conta disso, é importante que você adote diversas práticas como verificar se a borracha da geladeira está apresentando uma boa vedação, limpar regularmente o filtro de máquinas de lavar e de ar condicionados. 

Diminua o uso de alguns aparelhos 

Na conta de luz, o uso da máquina de lavar e o chuveiro estão entre os campeões que mais elevam os custos. 

Para diminuir esse consumo, passe mais roupas por vez ao invés de  passar uma peça a cada ligada do ferro. Além disso, ao usar o chuveiro, sempre que possível coloque no modo verão e tente diminuir o tempo dos seus banhos. Já no caso da máquina de lavar, procure juntar várias peças para utilizar a capacidade total do equipamento, ao invés de lavar poucas peças por vez. 

Através de pequenas atitudes, é possível chegar a grandes resultados. Essas são formas super simples de economizar energia, reduzir a conta de luz e ter ações mais sustentáveis no seu dia a dia.  

Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.