5 formas de você detectar se está tendo perda de água

Não conseguir identificar os vazamentos de água, que na maioria das vezes são invisíveis e muito difíceis de serem encontrados, pode acabar provocando grandes transtornos. Além disso, o impacto no consumo de água costuma ser enorme, litros que poderiam estar sendo destinados ao uso de famílias estão sendo perdidos em meio a descargas que podem estar desreguladas e canos danificados. 

Ou seja, o desperdício também acaba gerando um grande problema para toda a sociedade, como também pode acabar repercutindo diretamente no seu bolso. Isso porque, o volume perdido nos vazamentos é marcado pelo hidrômetro. Dessa forma, ele é contado na sua conta de água e pode acabar fazendo um grande estrago no orçamento.

A boa notícia é que dá para agir antes que o problema acabe tomando uma proporção maior. Por isso, nós da IMS Power Quality separamos 5 formas de você detectar se está tendo perda de água. Continue lendo e saiba mais!

Os riscos de uma vazamento não identificado

Os problemas que um vazamento de água pode causar podem acabar sendo uma verdadeira dor de cabeça. Confira quais costumam ser os transtornos mais comuns.  

Desperdício de água

Os recursos hídricos conhecidos como um dos principais meios de subsistência, são indispensáveis para a nossa vida. Ou seja, se você já passou um dia sem abastecimento de água, você sabe muito bem o transtorno que a falta de água pode acabar trazendo para o nosso dia a dia. 

Entretanto, talvez você pense que uma pequena rachadura em um encanamento ou um chuveiro pingando podem acabar não sendo tão significativos. Mas estamos aqui para te mostrar o contrário. Isto é, uma abertura de apenas 1 milímetro de circunferência é capaz de gastar cerca de 1,6 mil litros de água por dia. Ou seja, isso no mês significa o desperdício de 48 mil litros, já no ano são 576 mil litros. 

Prejuízo financeiro 

É fato que a água não chega a nossa casa gratuitamente. Ou seja, quando pagamos a conta de água à empresa de abastecimento, o valor está custeando todos os serviços realizados pela companhia, que vão desde o planejamento do sistema, as obras de construção e manutenção, até os processos de tratamento e distribuição de água. Lembrando que tudo isso possui custos, deixar esse recurso ir fora pode acabar gerando um grande prejuízo para todos, principalmente para o meio ambiente. 

Deterioração da construção

A água dos vazamentos não identificados normalmente acaba percorrendo pelas paredes, estragando pinturas, causando mofo e gerando muito mais umidade que pode acabar comprometendo até mesmo as estruturas do lugar. Em alguns lugares é possível que até as lajes e os telhados acabem cedendo.  

5 formas de detectar as perdas de água

Faça uma avaliação na sua residência 

Alguns pontos do imóvel podem ajudar a denunciar com mais facilidade um vazamento de água. Por isso, avalie o funcionamento dos chuveiros, torneiras e vasos sanitários e caso necessário chame um técnico quando identificar um mau funcionamento ou sinais de umidade nas paredes próximas aos equipamentos. Você deve verificar:

  • Aparelhos sanitários;
  • Torneiras;
  • Chuveiros;
  • Registros;
  • Válvulas de descarga.

Verifique se a conta de água aumentou

Mesmo o vazamento não estando aparente, ele fica claro na conta de água. Se não houver alguma mudança no seu perfil de consumo e mesmo assim você notar que as contas estão mais caras, isso é um sinal de que é necessário procurar por vazamentos. 

Verifique seu hidrômetro

Para conseguir identificar vazamentos de água, uma ótima dica é fechar bem as torneiras, chuveiros e não utilizar os vasos sanitários ou a máquina de lavar roupas. Logo após, você deve conferir a medição do hidrômetro. Se ele estiver girando sem nenhuma utilização de água, pode ser que tenha algum vazamento em algum lugar. 

Observe os sinais de infiltração e umidade 

As infiltrações e a umidade em paredes e pisos ajudam a denunciar os vazamentos nos canos que distribuem a água na sua residência. Faça o teste abaixo para confirmar:

  • Feche todas as torneiras e não use os banheiros;
  • Trave a boia da caixa de água e marque o nível de água;
  • Aguarde duas horas e verifique o nível de água;
  • Se o nível baixou a partir da marca, existe vazamento.

Utilize um aparelho para localização de vazamentos 

Um dos aparelhos que faz esse serviço é o geofone. Esse aparelho funciona com ultrassom e é capaz de identificar sons que são emitidos por meio da pressão da água em tubulações que estão vazando. Por isso, para realizar esse tipo de testagem com esse e outros equipamentos específicos é necessário contratar um profissional especializado. 

Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.