Medidor de energia elétrica – Conheça os tipos e suas principais características

Os medidores de energia são considerados dispositivos essenciais nas instalações elétricas de indústrias, comércios e residências. Isso porque, esses aparelhos são responsáveis por realizar a medição da quantidade de energia que é consumida da rede de distribuição de eletricidade. 

No começo esses aparelhos só serviam para calcular as unidades de energia consumidas. Porém, com o passar dos anos e os avanços tecnológicos, surgiram novas opções que possuem diversos recursos que são muito importantes para a precisão da leitura. 

Conheça os tipos de medidores de energia que existem e quais são as suas principais características. 

Os medidores de energia 

Também conhecido como “relógio de luz”, os medidores de energia elétrica possuem a função de medir o consumo de energia elétrica de uma carga. Além disso, são responsáveis por realizar a medição do consumo de energia elétrica mensalmente em kWh. 

Por conta dos sistemas que esses aparelhos possuem tornou-se possível identificar informações muito relevantes, como a medição de tensão, corrente, fator de potência, controle de carga, visualização de perdas e roubo de eletricidade.   

Além disso, existem dois tipos de medidores de energia elétrica, o medidor elétrico e o medidor eletromecânico, que podem variar entre medidores monofásicos, bifásicos e trifásicos, além de possuírem várias outras características.  

O que significa a sigla kWh?

A sigla kWh significa quilowatt-hora essa é a medida de energia elétrica consumida por uma carga durante um período específico. Além disso, é muito importante destacar que kW e kWh são diferentes, o kW é uma medida de potência elétrica, já o kWh é uma medida de energia elétrica produzida ou consumida. 

O medidor de energia eletromecânico 

O medidor de energia eletromecânico é considerado um dos mais antigos. Este aparelho possui um disco de metal que gira sempre quando passa uma corrente elétrica por suas bobinas, o que faz com que essa corrente gere um campo magnético. Esse aparelho funciona através da indução eletromagnética, ou seja, o campo magnético gerado faz com que o disco no medidor gire somente quando houver consumo de energia elétrica, fazendo com que as engrenagens e os ponteiros do medidor se mexam. É importante ressaltar que apesar do medidor de energia eletromecânico ser uma versão um pouco mais antiga, ele continua sendo um aparelho super eficiente. 

Lembrando que a velocidade de rotação do disco é diretamente proporcional a intensidade do campo magnético, por isso, quanto maior a intensidade do campo magnético, mais rápido vai ser a velocidade que o disco irá girar, o que vai indicar maior consumo de energia. 

O medidor de energia eletrônico 

Como o próprio nome já diz o medidor eletrônico funciona eletronicamente, ou seja, ele realiza a medição de maneira digital, utilizando uma tecnologia muito mais moderna. Além disso, existem diversos modelos desse tipo de medidor disponíveis no mercado. 

Além é claro dos aparelhos que são mais simples, que fazem a medição do consumo e mostram o valor em um display. Existem também os modelos que são mais completos, que enviam as informações sobre o consumo de energia diretamente para a concessionária, além de possuir outros parâmetros e funções. 

Os cuidados que você deve ter com um medidor de energia 

A vida útil desses aparelhos costuma variar de 20 a 25 anos. Porém, alguns fatores externos do ambiente em que ele se encontra podem influenciar no aceleramento desse processo. Uma situação super comum é quando os lubrificantes do aparelho oxidam. Isso ocorre por conta da entrada de pó, sujeira e outros elementos ambientais no aparelho. 

Em casos como esse, primeiramente ocorre o escurecimento do lubrificante, seguido de uma viscosidade maior até chegar a um estado que é muito semelhante ao barro. Ou seja, essa condição causa um efeito de frenagem no rotor e registrador, que acaba causando problemas no funcionamento do aparelho. 

Outro fator super comum é o desgaste de uso, que é quando ocorre a queima do aparelho. Isso acontece por conta da deterioração e das falhas na isolação, o que provoca um problema nas bobinas do medidor. Por isso, é necessário realizar a manutenção sempre que possível nos aparelhos para evitar esses tipos de problemas.

Gostou do nosso conteúdo ou está em busca de um equipamento para realizar a medição da sua energia elétrica? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.