Conta de energia elétrica – Saiba como diminuir e economizar:

Quando comparamos o consumo de energia de uma casa com uma empresa, independentemente do tamanho, visualizamos uma diferença de valores significativa. No cenário em que o país se encontra, com tarifas cada vez mais altas, encontrar maneiras para reduzir os custos na sua conta de energia elétrica e economizar é uma prioridade! Pensar na prática de ações que contribuam para a redução da sua conta de energia elétrica é muito importante, tanto pelo aspecto econômico quanto ambiental. 

Dessa forma, investir em mudanças de hábito e na infraestrutura da instalação podem trazer reduções em um curto espaço de tempo. Para ajudá-lo a visualizar melhor esse cenário de redução para entender o que pode ser melhorado dentro de sua empresa, confira a seguir algumas dicas para reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência energética da instalação.

Saiba como diminuir a sua conta de energia elétrica e economizar

Invista em conscientização 

O ponto de partida quando falamos em redução do consumo de energia é a conscientização da equipe em relação ao impacto positivo que teremos. Pequenas ações com baixo ou nenhum impacto financeiro são indicadas como o primeiro passo na busca do aumento da eficiência energética. Por isso, invista em ações com RH e endomarketing de sua empresa, tais como palestras, dinâmicas e divulgações com foco no que todos podem fazer para diminuir o consumo de energia.

Troque equipamentos e aparelhos ultrapassados

Os aparelhos mais antigos ou que não passam por manutenção há algum tempo, são um dos principais vilões no consumo de energia. Por conta disso, procure trocar os equipamentos por versões mais modernas, já que eles normalmente, e cada vez mais, são produzidos para serem mais eficientes e econômicos.

Ao realizar essa mudança, a troca pode até mesmo pagar em alguns meses o investimento realizado. Mas sempre tenha o cuidado de também realizar a manutenção de todos os aparelhos, garantindo o bom funcionamento e a durabilidade. 

Sempre fique atento com o planejamento de manutenção. É muito importante que tenhamos um plano de manutenção periódica dos equipamentos, principalmente aqueles de maior potência. Caso isso não ocorra, a máquina ou equipamento em questão pode acabar não operando da forma correta, aumentando seu consumo e gerando gastos desnecessários.

Selo Procel

Já que estamos falando sobre equipamentos, sempre se certifique de que você está adquirindo ou já possui um aparelho que tenha o selo Procel de economia de energia. Cada equipamento possui um índice de consumo e desempenho. Se possível, leve isso em consideração na hora da compra, já que esse selo é uma garantia de economia e de um consumo mais sustentável. 

Ar condicionado

Aparelhos de climatização de ambientes estão entre os maiores consumidores de energia dentro de uma empresa. Em muitos casos é difícil abrir mão desse conforto, mas em algumas regiões do país ou períodos específicos do ano é perfeitamente aceitável não ligá-los e gerar uma boa economia.

Atenção com aparelhos em stand by

Aparelhos que possuem o modo de espera (mais conhecido como stand by) podem gerar um acréscimo significativo na conta de energia e muitas vezes é simplesmente ignorado. Televisores, monitores, impressoras, micro-ondas e diversos outros dispositivos quando mantidos em stand by, normalmente deixam algum circuito periférico acionado, seja apenas um led indicativo ou relógio.

Essa dica pode parecer não relevante, mas se levarmos em consideração a quantidade de equipamentos com essa característica espalhados pela empresa podemos chegar a conclusão que podemos ter alguma economia.

Como citado no item anterior, o selo Procel indica o consumo de energia do aparelho em questão quando está no modo stand by. Essa informação pode servir para realizar esse levantamento do consumo que podemos obter. 

Pinte o ambiente com cores mais claras

Em escritórios, a iluminação pode vir a ser responsável por aproximadamente 60% do consumo de energia. Todos sabemos que é muito difícil eliminar totalmente o uso de lâmpadas, mas com algumas dicas você pode fazer um melhor aproveitamento tanto da luz artificial quanto da natural. Uma das alternativas mais populares é pintar os ambientes com cores mais claras, que irão refletir e espalhar a luz melhor pela empresa.

Uma outra opção super válida é diminuir o número de divisórias que possam acabar dificultando a difusão da luz, ou procure instalar divisórias mais baixas. Utilizar móveis mais claros também pode ajudar.

Distribuição de lâmpadas e luminárias

Para esta dica o melhor é contar com a ajuda de um profissional especializado em projetos de iluminação. É muito importante saber se as lâmpadas e as luminárias estão dispostas da melhor forma no seu ambiente. Isso pode depender de espaço para espaço ou de negócio para negócio. O mais recomendado é que elas fiquem bem distribuídas, permitindo uma iluminação uniforme e coerente.

Substitua suas lâmpadas por modelos mais econômicos

Se você está em dúvida sobre qual tipo de iluminação utilizar, as lâmpadas de LED devem estar no topo da sua lista. E não deveria ser diferente, já que elas possuem excelente custo-benefício. As lâmpadas de LED possuem um consumo de energia menor, assim como, são bem mais eficientes quando comparadas com outros tipos de lâmpadas.

Entretanto, antes de trocar todas as suas lâmpadas pelas de LED, é muito importante entender as diferenças entre as lâmpadas e escolher o tipo adequado de acordo com o seu ambiente.

Desligue luzes e aparelhos ao sair

Essa é uma maneira super simples e das mais conhecidas para economizar energia, mas que devem sempre ser lembradas. Sempre que possível apague as luzes e procure todos os aparelhos, se possível, tire-os da tomada.

Nos dias de hoje existem diversas soluções tecnológicas que nos ajudam a não esquecer de colocar em prática essas ações. Aparelhos como sensores de presença, dimmers e temporizadores são algumas soluções. Além disso, até mesmo sistemas de automação podem ser utilizados. Com apenas um comando é possível controlar essas funções diretamente da sua empresa, assim como, uma economia a longo prazo pode proporcionar ainda mais conforto e segurança.

Escape do pico de consumo de energia

O pico de consumo de energia acontece aproximadamente entre 17h e 22h, esse é o horário em que o país atinge o maior nível de gastos de energia. Esse pico acontece porque é o período em que as pessoas vão para casa e realizam atividades que podem ter um alto consumo de energia, além de muitas fábricas que funcionam 24h por dia, nesses horários as tarifas costumam ter um preço mais elevado.

Se for apropriado e flexível para a sua empresa, adaptar seus horários de funcionamento ou de alguns funcionários pode ser uma alternativa para economizar energia elétrica na empresa e consequentemente diminuir gastos.

Os computadores

Os computadores possuem alguns modos como desligar, hibernar ou suspender o computador. E você sabe qual a melhor opção dessas quatro? O mais indicado é sempre que possível desligar totalmente o computador. Entretanto, muitas vezes essa opção pode ser considerada “trabalhosa”, pois temos que abrir todas as abas e navegadores, do zero. Para economizar energia em uma empresa que utiliza computadores, uma das soluções é o modo “hibernar”, já que ele salva seu trabalho e mantém tudo aberto, como as abas ou páginas da internet, mas o computador fica desligado. Neste caso é necessário um pouco mais de tempo para ativar novamente o aparelho do que quando utilizamos o modo suspender, entretanto, você consegue economizar ainda mais energia elétrica hibernando o seu computador. 

A energia solar

Essa solução não é considerada prática nem barata, mas é verídico que ela vem se tornando uma alternativa cada vez mais próxima da realidade que vivemos. Contudo, com o aumento do número de empresas interessadas em aderir a energia solar, o custo desta tecnologia vem diminuindo mais a cada dia. Por isso, dependendo do porte da sua empresa, essa pode ser uma alternativa extremamente interessante e deve ser analisada, principalmente em relação ao tempo de retorno desse investimento.

Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este