Há meses, o Brasil enfrenta a pior crise hídrica dos últimos anos. Os principais reservatórios do país estão com 23% da capacidade de armazenamento, sendo que eles respondem por 70% da geração de energia do país. Além disso, o governo vem acionando as usinas termelétricas para preservar as águas presentes nos reservatórios das hidrelétricas. Entretanto, essa atitude demanda uma renda maior, uma vez que as usinas termelétricas são muito mais caras. 

Outra forma que o governo implementou para a economia de energia elétrica foi uma “premiação” para todos os consumidores residenciais, comerciais, rurais e industriais que conseguirem economizar energia, informação dada pelo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira. Porém, não temos mais averiguações, pois o programa ainda não foi detalhado.

Informações sobre a energia elétrica do país

Na quinta-feira, dia 25 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro determinou que os órgãos públicos federais deverão reduzir o consumo de energia de 10% a 20% a partir de setembro de 2021 até abril de 2022. Essa regra embarca também órgãos da administração pública federal direta, fundações e até mesmo autarquias. Com exceção de estatais que não estão inclusas na medida. 

A medida foi anunciada após o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) ter divulgado que há uma piora das condições hídricas do país, o que infelizmente não é uma surpresa. 

Segundo o ministro, essas medidas adotadas pelo governo não podem ser entendidas como um racionamento, uma vez que são consideradas medidas de economia que devem ser aplicadas sempre, independente da situação de crise.

Como vai funcionar a premiação? 

Ainda não temos muitas informações sobre a premiação, visto que o secretário Christiano Vieira não detalhou como ela irá funcionar. Durante sua fala, o secretário informou que estão avaliando a métrica. Contudo, as informações que temos é que a ideia é premiar os consumidores que reduzem a carga elétrica, de modo com que aumentem a redução do custo de geração.

A medida que será adotada deverá ser aprovada pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg), presidida pelo ministro Bento Albuquerque. 

Ademais, a medida é totalmente voluntária. Até porque ao reduzir o consumo energético, além de ganhar um prêmio, o voluntário ainda paga uma conta menor do que a prevista. Assim, será uma vantagem grandiosa para quem participar. Desse modo, a medida tem o intuito de evitar problemas relacionados à energia para o país, como apagões e uso demasiado da eletricidade. 

Demanda de Energia

Em nota técnica divulgada em julho, o Operador Nacional do Sistema (ONS) já havia comentado que estão com dificuldades em atender a demanda de energia no Brasil nos meses de outubro e novembro. 

Portanto, para manter os reservatórios das hidrelétricas em devidas condições, é fundamental manter todas as medidas propostas que são relevantes para a solução do problema, como também, adotar novas atitudes com o decorrer dos dias.

Afinal, como economizar energia?

Bom, isso é um assunto que gera muitas dúvidas, pois na crise em que nos encontramos, parece que qualquer atitude não é o suficiente. Mas saiba que elas ajudam sim, e muito! Se você tem ou faz parte de uma empresa que se preocupa com a crise, é essencial procurar soluções de gerenciamento de energia para economizar e otimizar a energia da sua empresa. 

Contudo, para reduzir a energia é preciso conhecer os dados de consumo, para assim investir em soluções e equipamentos que auxiliem nisso. Dessa maneira, conte com a IMS!

Nós podemos ajudar fornecendo soluções de gerenciamento que melhoram os gastos energéticos, como os controladores energéticos que atuam no controle de redes desequilibradas, mantendo o fator de potência sempre dentro da faixa programada. Ou seja, evitando o desperdício.

Além do mais, todas as medidas sugeridas pelo Governo de redução do consumo de energia podem ser controladas via IoT, um software que permite gerenciar e acompanhar qualquer necessidade do gerenciamento de energia de uma empresa, assim tendo o controle necessário em qualquer lugar. 

Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.