Com a chegada do verão, é comum as pessoas optarem pelo ar condicionado para diminuir a alta temperatura. Porém, o valor mais elevado na conta de energia está relacionado a esse hábito de consumo, uma vez que esse tipo de aparelho costuma puxar mais energia do que o normal. O que resulta no aumento do consumo de energia com ar condicionado no verão.

Geralmente, essa variação de temperatura ocorre entre os meses de dezembro e março, ou seja, durante o verão. E é nesse período que os brasileiros sentem um maior impacto nos gastos com a conta de luz, ainda mais com a falta do horário de verão. Desse modo, casas, empresas e indústrias se veem na obrigação de utilizar o aparelho de ar condicionado para ter um maior conforto às pessoas que moram ou trabalham no local. 

Problemas do aumento do consumo de energia com ar condicionado no verão

Esse consumo em excesso pode ser responsável por diversas consequências se não forem controlados. Muito além de gastos e sobre carregamento, existem problemas ainda mais sérios que são resultados desse consumo excessivo. Confira alguns deles:

  • Bandeira vermelha: caso ocorra uma situação de consumo intenso ou quando as chuvas não ocorrem conforme o esperado pelas concessionárias de energia elétrica, a bandeira acaba se tornando vermelha. Isso significa que a fatura de energia ficará ainda mais cara;
  • Aumento nos custos de energia: por consequência do maior gasto de energia e, por vezes, pela mudança na bandeira tarifária, o aumento na fatura de energia é imediato. O que pode acabar prejudicando o orçamento familiar ou o orçamento empresarial, interferindo assim nas outras despesas obrigatórias;
  • Maiores custos nas indústrias e comércios: esse ponto é bem mais específico para indústrias e comércios porque isso impacta diretamente nos negócios em alta proporção, já que o consumo desses locais costumam ser maiores. Principalmente no que diz respeito aos horários de ponta, onde o uso de energia elétrica é mais forte. 

Como solucionar esses problemas?

Apesar de ser um impasse que aparentemente não tenha solução, existem algumas mudanças sutis nos hábitos que podem evitar aumento no preço da fatura. No entanto, quando falamos de empresas e indústrias, a solução passa a ser um pouco mais complicada, mas não impossível.

Mudanças em grande escala, como é o caso das indústrias e empresas que fazem uso e necessitam desse consumo em excesso, precisam ser mais pensadas e realizadas com profissionais da área para que não ocorra nenhum imprevisto. Isto é, não é qualquer mudança de hábito que irá mudar esse consumo, porém, existem algumas soluções que são eficazes nesse caso. São elas:   

Gerenciamento de energia

Essa é uma das formas mais conscientes de solucionar o problema com consumo de energia durante o verão, visto que as indústrias ou empresas precisam de uma certa demanda de energia para funcionar e retirar ela pode não ser uma boa ideia. Assim, com o gerenciamento você poderá controlar para saber o que está sendo gasto e o que não precisa ser gasto naquele momento. O gerenciamento se dá por meio de sistema de liga e desliga, disjuntores, soluções automatizadas e entre outras maneiras.

Racionalização de energia

A racionalização de energia serve para você ter a garantia que o consumo está sendo realizado de forma correta. Ou seja, que não existam equipamentos que estão utilizando energia de forma demasiada, uma vez que isso pode ocorrer quando a indústria ou empresa possui máquinas mais antigas. 

Por isso, é fundamental fazer uma revisão dos seus equipamentos a fim de certificar que não há nenhuma energia sendo usada de forma indevida. Até porque de nada adianta você investir em um gerenciamento de energia se o uso excessivo está vindo de outro local. 

Automação dos sistemas

A automação dos sistemas, ou também conhecido como IoT, é uma maneira de controle de gastos de energia elétrica mais moderno. Com ele, você conecta vários sistemas através de sensores conectados a uma rede que coleta e transmite comandos a cada sistema. Desse modo, você pode controlar os gastos de energia elétrica a partir do desligamento de equipamentos direto pelo sistema. Fácil, não é?

Contar com a IMS

Por último, mas não menos importante, até porque essa é uma das soluções mais eficazes dessa lista. Contar com a IMS é uma forma de realizar o monitoramento do consumo de energia com quem entende do assunto. 

Somos uma empresa atuante no ramo de soluções de gestão energética inteligente. Conosco, você terá uma equipe especializada em gerenciamento para te ajudar em todo processo de economia de energia. 

Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.