Para acompanhar como anda a geração de energia, é preciso definir indicadores mais relevantes para usina. Porém, é de extrema importância que eles sejam precisos e extraídos de uma base de dados confiável. Caso contrário, a tomada de decisão não será assertiva e muito menos segura. Mensurar e identificar os problemas energéticos é uma atitude que deve ser feita em qualquer empresa, até porque só é possível acompanhar o desempenho e gerenciar aquilo que se mede. Assim, é fundamental fazer medição em qualquer processo de gestão de energia.

Principalmente quando falamos em usinas. As usinas precisam mapear os indicadores mais relevantes para a medição de energia com o intuito de supervisionar e controlar o seu uso para obter os melhores resultados. 

Mas afinal, como escolher os indicadores de desempenho?

Os indicadores precisam ter relevância direta para o seu negócio. Ou seja, devem ser simples, frequentes e facilitar a tomada de decisão. Dessa forma, há indicadores principais que devem ser utilizados nas usinas, independentemente da fonte de geração usada por ela. 

São os seguintes:

  • Geração prevista X realizada;
  • Acompanhamento de contratos de energia;
  • Fator de capacidade;
  • Índice de disponibilidade;
  • Paradas de equipamentos. 

Esses indicadores possuem o objetivo de informar aos gestores todas as informações relevantes sobre o uso de energia, além de informar se a geração prevista foi passada ou se a produção foi afetada de alguma forma. 

Por isso, é essencial priorizar indicadores precisos e que apresentam o resultado fiel à realidade, pois serão eles que vão definir o rumo e as tomadas de decisões futuras. Portanto, precisam ser assertivos!

Para que servem os indicadores de desempenho na Usina?

Os indicadores de desempenho são a principal ferramenta para a medição segura e direcionada ao resultado. Através deles, as organizações podem decidir os caminhos e reconhecer as necessidades da energia elétrica do local. Mas é claro que para isso, é preciso ler e interpretar a performance dos resultados de forma precisa, sendo essa função de inteira responsabilidade dos gestores. 

Além disso, os indicadores ainda auxiliam na correção de erros e na prevenção de futuros problemas com o intuito de otimizar o desempenho energético. Como também, o uso dos indicadores de desempenho geram impactos positivos nos processos produtivos, como os abaixo:

  • Direcionamento para as mudanças no uso energético;
  • Substituição de equipamentos e máquinas;
  • Redução do desperdício de energia elétrica;
  • Avaliação de metas e demandas da usina;
  • Aumento da eficiência energética.

Quer saber mais sobre os indicadores de desempenho ou gostaria de aprender sobre gerenciamento eficiente de energia elétrica? Então continue nos acompanhando em nosso blog e nos siga nas redes sociais para receber maiores informações.

Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.

Conte com a IMS!