Gestão de energia em médias e grandes empresas:

De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a central energética brasileira, que é composta por todas as fontes primárias e formas de consumo. É uma das mais renováveis do mundo, com 46% da oferta interna de energia que vem de fontes renováveis. Enquanto a média global é de apenas 14%, de acordo com os dados do Balanço Energético Nacional. Além disso, através desses números é possível notar que o Brasil tem uma matriz energética quase quatro vezes mais renovável que a média global. 

Entretanto, o índice que é responsável por medir o peso dos custos de produção para as micro e pequenas empresas, estava melhorando gradualmente. Porém, voltou a piorar em junho, por conta da forte contribuição das despesas com energia elétrica. Segundo informações da pesquisa Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria, feita pelo Datafolha, a pedido do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (Simpi). Em 2021 69% das empresas que foram consultadas tiveram uma alta significativa de seus custos entre maio e junho. Esse índice já chega a 81%, considerando somente as pequenas indústrias. São os maiores vilões na soma dos custos de produção a matéria prima e insumos (62%), isso incluindo água e energia elétrica. Logo atrás, os itens mais citados são transporte e logística (4%) e mão de obra (3%). 

Saiba como fazer a gestão de energia em médias e grandes empresas sem perder eficiência no seu negócio 

Quer saber como fazer a gestão de energia em médias e grandes empresas sem perder a eficiência do negócio? Confira as dicas!

Aumente o uso de luz natural instalando janelas amplas de vidro e verifique os pontos de desperdício. Através de um diagnóstico, onde é possível descobrir pontos para fazer mudanças, evitando possíveis gastos desnecessários. Além disso, monte um programa de eficiência energética, com a ajuda de um consultor. Isso lhe trará maior entendimento da melhor maneira de diminuir os desperdícios. 

Vá em busca da produção da sua própria energia, sempre em busca de informações para implementar projetos para a geração da própria energia, como a captação de luz solar, por exemplo. 

Dicas importantes

Lembre-se que a arquitetura quando bem pensada pode ser uma grande aliada da economia, isso porque existem questões como a posição do prédio, formato, orientação em relação ao sol, ventilação natural, além de elementos de sombreamento que acabam diminuindo a necessidade de sistemas artificiais e trazem uma grande economia de energia. As empresas devem estar sempre avaliando se a quantidade de luz está boa, já que luz demais pode acabar atrapalhando as atividades, além de acabar consumindo mais energia que o necessário, assim como, a luz de menos pode acabar gerando problemas de saúde e riscos de acidentes. Existem Normas Técnicas que ajudam a fazer a verificação da necessidade de cada ambiente. 

Por fim, tenha sistemas independentes e escolha dividir o sistema de iluminação em vários circuitos elétricos. Dessa forma, será possível desligar uma parte da iluminação naqueles locais que não estão precisando usar eletricidade. Não se esqueça de ajustar o ar-condicionado para ter uma climatização mais uniforme de todo o ambiente. Além disso, o ar-condicionado deve ser instalado na parte superior, a pelo menos 1,5 m de altura. Ao realizar a regulagem correta do termostato a economia de energia é garantida. 

O desenvolvimento das tecnologias de armazenamento 

Para lidar com a mudança das fontes renováveis, o desenvolvimento das tecnologias de armazenamento será muito importante no futuro. Atualmente e durante os próximos anos, os reservatórios das usinas hidrelétricas vão cumprir com a sua função de acomodar a alteração das fontes eólica e solar, dando a flexibilidade necessária para o sistema, mesmo com sua gestão que está se tornando cada vez mais complexa por conta das mudanças hidrológicas e dos inúmeros usos da água, e sua expansão que é limitada por conta dos fatores socioambientais. 

As demais tecnologias de armazenamento como usinas hidrelétricas reversíveis, baterias de grande escala e os vários usos do hidrogênio como fonte de armazenamento de energia se encontram em níveis diferentes de maturidade tecnológica e ainda precisam ser aprimorados regularmente para se colocarem de uma maneira importante em nossa matriz elétrica. 

Além disso, é importante ressaltar que a variabilidade das fontes solar e eólica não é um limitador para o crescimento, em harmonia com a agenda ASG, elas ainda devem continuar ganhando relevância na expansão do parque gerador brasileiro, ainda mais nos contratos de fornecimento de energia fixos no mercado livre. 

Gestão de energia 

É necessário estar sempre em busca de soluções que sejam capazes de aumentar a eficiência energética em todos os setores da indústria, atualmente não somente por conta dos custos, mas também para não existir o risco da falta de energia no país. Além disso, o ponto de partida para a economia de energia, como em outras situações, está localizada na identificação precisa dos gargalos, com isso, sabemos que é necessário conhecer a fundo os gastos energéticos, através de análises internas que apresentem um panorama geral, usando equipamentos e soluções para monitoramento e gestão de energia.

É de extrema importância que qualquer empresa tenha um plano estratégico de gerenciamento de energia com um rateio de custos bem sucedido que pode ajudar a identificar as principais oportunidades, definir metas, rastrear o progresso e relatar os resultados enquanto olha para a economia de energia. Além disso, existe a necessidade de criar etapas, para desfazer o investimento em partes criando assim um cronograma de implementação de monitoramento da operação. 

As vantagens da energia no mercado livre 

Ao adquirir a energia no mercado livre você terá a possibilidade de melhores preços em relação às tarifas cobradas pelas distribuidoras, a flexibilidade de poder negociar com diferentes fornecedores. Além da possibilidade de escolher as fontes de geração para o seu suprimento. Permitindo que os consumidores tenham energia a partir de fontes renováveis. Dessa forma, cumprir as suas metas de redução de emissões. 

Quer realizar um gerenciamento de energia em sua empresa? Entre em contato conosco. Nós possuímos uma equipe de colabores que vão lhe auxiliar em todas as suas dúvidas. Por fim, continue acessando o nosso blog para ter acesso a muitos outros conteúdos como este.