A Gestão de energia elétrica é uma maneira muito inteligente de diminuir e monitorar os custos com a energia que uma empresa possa ter, ela possui como objetivo compreender a eficiência energética e aumentar a economia e sustentabilidade do seu negócio.

Apesar de sua característica principal, a gestão da energia não consiste apenas em reduzir os custos da fatura, mas sim trazer outros benefícios associados. Por isso, para entender melhor a respeito deste assunto, confira para o que serve e quais as vantagens de adotar um sistema de gestão de energia elétrica para sua empresa.

Quais as vantagens que o gerenciamento de energia elétrica pode trazer?

Redução de custos: Economia e gestão de energia andam lado a lado, já que a redução de custos é um dos principais benefícios dessa prática. Esta pode se manifestar tanto na fatura da sua energia elétrica quanto no volume de energia necessário para o funcionamento de determinado equipamento ou área.

Sustentabilidade: Com a redução no consumo, diminui também a necessidade de expansão do sistema elétrico. Uma vez que as cargas conectadas à rede consomem um valor de energia dentro do previsto.

Menos desperdício: Dependendo das funcionalidades disponíveis no software de gestão escolhido, há possibilidade de identificar e eliminar fontes de desperdícios visando incorporar de vez uma cultura organizacional de uso consciente com sua energia.

Redução de riscos: O risco de oscilação das tarifas ou o déficit de energia é alto para empresas com alto consumo. Adotando uma gestão de energia elétrica eficiente, esse risco tende a ser minimizado, pois será possível obter maior previsibilidade de demanda energética do seu negócio. 

Como atuam os softwares de gerenciamento de energia elétrica?

O monitoramento de forma ininterrupta, automatizada e em tempo real, tudo isso sem depender de intervenção humana é uma das principais vantagens do um software de gestão.

No entanto existem outros benefícios, como por exemplo a capacidade do software de registrar e processar os dados de consumo de forma automática. Tudo isso com uma visão coesa sobre o desempenho energético da empresa. 

Além disso, o software também pode compor sistemas de alertas que evidenciam ocorrência de falhas potencialmente prejudiciais à instalação. Tudo isso com um sistema de fácil entendimento e operação!

Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.