O desperdício de energia traz perdas significativas, visto que estamos gastando mais do necessário para a carga instalada, seja em empresas de grande ou pequeno porte. Para mudar essa realidade, é preciso investir em um gerenciamento de energia e criar um planejamento para controle e otimização do desperdício.

O problema é que nem sempre todas as pessoas possuem consciência de como fazer isso e como resolver o problema de forma eficaz. Então, qual é a melhor forma de resolver o desperdício de energia?

Conheça algumas dicas de como resolver o problema sem afetar de nenhuma forma a produção e o funcionamento de sua empresa. São elas:

Revisão Elétrica Geral

É fundamental fazer uma avaliação da rede elétrica, visto que o desgaste dos componentes e dispositivos conectados à rede, com o tempo, é natural. Essa revisão deve ser feita por um profissional, que definirá um plano de manutenção preventiva, que será efetuado periodicamente e garantirá o correto funcionamento de todo o sistema.

Conscientização da Equipe

Incentivar o uso consciente de energia também é importante, visto que não há redução sem o esforço de todos. Portanto, faça reuniões com sua equipe, converse sobre como isso pode melhorar a empresa e outros fatores que podem influenciar na conscientização geral.

É lógico que o consumo não se baseia apenas na equipe da empresa, pois o que mais gasta é a produção. Entretanto, com a ajuda geral, o gerenciamento de energia se torna muito mais simples. 

Adaptação da empresa para evitar desperdício de energia

Nenhuma empresa funciona se o sistema de produção está afetado. Por isso, não insista em máquinas que estão funcionando mal ou que consomem muita energia, isso pode ter consequência direta no seu bolso por conta do desperdício de energia. Por isso, compre apenas produtos que estejam preparados para a demanda que a sua empresa possui.

Além disso, a redução da fatura de energia é prioridade para qualquer empresa, dado que essa despesa pode representar mais de 30% do custo de produção. Há muitas formas estruturais que podem mudar a performance da conta de energia, como a troca dos painéis de disjuntores ou a principal e mais eficiente: a gestão de energia.

Gestão de Energia 

A gestão é o gerenciamento energético feito de forma eficiente. Ou seja, a empresa que usa a gestão vai continuar produzindo conforme sua demanda, mas vai consumir menos.

Assim, o monitoramento permite que os gestores avaliem as variáveis que influenciam o consumo durante o processo de produção. Ou seja, ele proporciona um controle do consumo de energia que ajuda a  manter a qualidade e diminuir os gastos excessivos.

A gestão ocorre da seguinte maneira: são usados analisadores que vão identificar todo o processo energético da empresa e todos esses dados são passados para um software inteligente que organizará em categorias os dados da análise.

Por meio disso, o gestor responsável pelo monitoramento vai ter acesso a todas as informações necessárias para organizar um planejamento de gestão.

Portanto, ele terá acesso ao histórico das faturas de energia, a porcentagem de consumo separado por dias e horas, relatórios, entre outras informações relevantes. Com esses dados, o gestor consegue identificar em que momento e qual máquina está gastando muito. Com isso, ele vai saber onde precisa de melhorias. Assim, com a plena gestão, a empresa pode administrar de forma correta todo o processo produtivo.

Onde me informar melhor sobre o desperdício de energia?

O processo de diminuir o desperdício de energia é rápido e simples. Para entender um pouco mais sobre o gerenciamento de energia, fique de olho em nosso blog. Aqui você vai encontrar conteúdos informativos sobre como funciona, como fazer um e, claro, qual é a melhor empresa para contar quando for iniciar a gestão.

Gostou do nosso conteúdo? Fale conosco através do nosso botão de contato no menu ao lado. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos como este.