O armazenamento de energia é uma tecnologia que vem sendo aplicada cada vez mais para potencializar a energia gerada por fontes renováveis, tornando a geração de energia elétrica mais eficiente, confiável e muito mais rentável. 

Um sistema que consiste em um dispositivo capaz de armazenar energia em forma química, mecânica ou elétrica, permitindo que essa energia seja armazenada por um período de tempo e, posteriormente, liberada. Além disso, ele também permite o armazenamento durante intervalos de baixa demanda, liberando-a em seguida durante o pico de demandas. Ou seja, você só terá que usar a quantidade que realmente precisa e não pagará por quantidades que não usou. 

O armazenamento de energia tem a vantagem de proporcionar estabilidade ao sistema elétrico utilizado para fornecer energia elétrica ao usuário. Isso torna as energias renováveis mais acessíveis, já que a energia armazenada pode ser usada quando necessário, evitando assim a interrupção do serviço devido a problemas técnicos ou de suprimento de energia. Além disso, o armazenamento de energia também reduz o desperdício de fontes de energia devido ao uso desigual ou ocioso.

Saiba como funciona o armazenamento de energia 

Conhecido como um sistema que armazena energia elétrica para uso futuro. Ou seja, ele pode ser usado para ajudar a estabilizar o fornecimento de energia, gerenciar o consumo de energia durante a demanda de pico, aliviar a carga da rede, ajudar na transição para a energia renovável e reduzir a dependência de fontes de energia pouco confiáveis. 

Apesar de existirem muitas maneiras diferentes de armazenamento de energia, as três principais são os sistemas de bateria, as fazendas de armazenamento de energia e os sistemas de bombeamento de água. 

Os sistemas de bateria são os mais comuns e, dependendo do tamanho, podem armazenar desde algumas horas até vários dias de carga. Além disso, são utilizados em todos os tipos de aplicações, desde pequenos sistemas caseiros até grandes usinas de armazenamento de energia para abastecer grandes redes.

Já as fazendas de armazenamento de energia usam grandes reservatórios de água, líquidos ou gases para armazenar a energia. Tornando possível o armazenamento de grandes quantidades de energia por longos períodos de tempo, além de serem uma ótima maneira de manter a estabilidade da rede de energia. 

Por fim, existem os sistemas de bombeamento de água usados para movimentar a água entre dois reservatórios e armazenar energia. Além disso, fornecem energia em reservas aquáticas e também para a produção de energia hidrelétrica.

É importante que você saiba que o armazenamento de energia é um dos principais elementos na transição para a energia renovável, já que permite que essas fontes sejam usadas com mais eficiência e menos interrupções. Além disso, é uma ótima maneira de reduzir a dependência de fontes de energia pouco confiáveis ​​e ajudar a gerenciar os picos de carga.

Utilizando o armazenamento de energia

Existem 5 formas diferentes de se utilizar o armazenamento de energia. Conheça quais são elas:

Armazenamento centralizado 

Tem como objetivo substituir grandes usinas geradoras (usinas de gás ou diesel/óleo), acionadas em horário de pico. 

Suporte à transmissão e distribuição 

Realiza um suporte através da implementação de sistemas de armazenamento próximos à subestações, buscando estabilizar a rede elétrica. 

Suporte às usinas renováveis 

Os sistemas de armazenamento utilizados para suprir a pausa de geração de energia eólica e solar. 

Empresas e indústrias

O armazenamento auxilia as empresas e indústrias a reduzirem os seus custos na conta de luz. 

Residências 

É perfeito para consumidores que estão em busca de mais autonomia da rede elétrica e em busca de um melhor aproveitamento dos sistemas fotovoltaicos.

O armazenamento de energia para empresas 

O armazenamento de energia é vital para as empresas, pois pode reduzir significativamente os custos de eletricidade, além de ajudar as empresas a reduzir sua pegada de carbono, armazenando energia elétrica durante os períodos de baixa e usando-a durante os períodos de alta. 

Além disso, também ajuda as empresas a obter energia a preços mais baixos, já que é possível comprar a energia elétrica durante os períodos de preços mais baixos e armazená-la para uso em momentos em que o preço da eletricidade é mais alto. Sendo super importante para as empresas porque ajuda a reduzir os custos de eletricidade e garantir que suas operações sejam mais ecológicas. 

Gostou das dicas? Acesse nosso site e conheça as nossas soluções energéticas. Por fim, acesse os conteúdos relacionados para ver muitas outras dicas como está.